top of page

Saiba mais: quando procurar um neurocirurgião quando tiver um problema na coluna?

​Dor lombar - dor lombar é uma queixa comum, mas a boa notícia é que, na grande maioria dos casos, ela não indica algo grave. Na verdade, é raro que a dor na parte de baixo das costas esteja ligada a doenças sérias como câncer, infecções ou problemas neurológicos. Fatores como má postura, sedentarismo, obesidade, levantamento de peso de forma inadequada ou até mesmo o estresse podem contribuir para o seu aparecimento. Essas são condições que, embora dolorosas, respondem muito bem a tratamentos mais simples.

 

Hérnia de disco:  Os sintomas da hérnia de disco são diferentes da dor lombar comum. Enquanto a dor lombar costuma ser mais difusa e localizada nas costas, a hérnia de disco frequentemente causa dor que irradia, desce pela perna, além de formigamentos, dormência e perda de força. Embora também possa ser tratado de forma conservadora muitas vezes, caso a dor não melhore em alguns semanas ou se apresente muito intensa desde o inicio, pode-se avaliar um procedimento minimamente invasivo (infiltração da coluna) até mesmo uma cirurgia.

 

Deformidades e fraturas da coluna - podem acontecer em decorrências de acidentes ou serem apenas relacionada ao processo de envelhecimento (osteoporose). Deve-se procurar atendimento para avaliar a possibilidade de tratamento conservador ou algum tipo de procedimento, principalmente quando existe dor cronica, persistente.

 

Sintomas persistentes após cirurgia da coluna - os procedimentos e cirurgias da coluna sempre são feitos buscando o melhor resultado possível, mas nem sempre isto é possível de ser obtido logo no inicio do tratamento. A dor residual após procedimento pode representar a evolução da própria doença, problemas relacionados ao material de síntese ("artrodese") ou até mesmo algum tipo de falha ou problema relacionado ao primeiro procedimento. É muito importante uma consulta detalhada, visando um melhor diagnostico e plano de tratamento individualizado, que vise sempre a melhora da qualidade de vida e os ajustes das expectativas em relação ao controle da dor.  â€‹

bottom of page